Entenda sobre a poliamida biodegradável – tecnologia brasileira criada pela Rhodia

Se você acompanha as novidades e possibilidades do mercado de moda sustentável, já deve ter ouvido falar da poliamida biodegradável – cada vez mais utilizada nos segmentos de beachwear e fitness . Com nome técnico de Amni Soul Eco, essa poliamida tem potencial para desaparecer no meio ambiente, cerca de 50 anos mais rapidamente que o tecido tradicional.

Além desse diferencial bastante interessante para um perfil de peças pouco viável e popular no mercado de brechós, o Amni Soul Eco é uma tecnologia 100% brasileira, desenvolvida pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da Rodhia – que integra o grupo internacional Solvay, de desenvolvimento químico para materiais avançados.

Etiqueta da empresa têxtil Santa Constancia, a principal distribuidora da poliamida biodegradável da Rhodia.

Fiz algumas perguntas para o diretor de P&D da Rhodia, Américo Luvizotto, para entender mais sobre as características e potenciais da tecnologia, e vou intercalar com as fotinhos que fiz com um top do material, desenhado pelas meninas da Jouer Couture. Confere só:

______________________

Roupartilhei – Poderia explicar a diferença entre as propriedades de biodegradação do fio Amni Soul Eco em relação aos demais fios de poliamida? 

Américo Luvizotto – Os fios sintéticos de maneira geral utilizam polímeros plásticos como PET e Poliamida como matéria-prima. Como materiais plásticos, levam décadas ou mesmo séculos para biodegradar uma vez descartados, deixando uma pegada ambiental importante no final da vida útil do artigo têxtil. Amni Soul Eco® é o primeiro fio de poliamida do mundo com biodegradação acelerada, comercializado pela Solvay. Amni Soul Eco® biodegrada em apenas alguns anos quando descartado em aterros sanitários bem controlados, como demonstrado por testes de biodegradação em laboratório conforme norma ASTM D5511 – Standard Test Method for Determining Anaerobic Biodegradation of Plastic Materials Under High-Solids Anaerobic-Digestion Conditions (equivalente à norma ISO 15985). Amni Soul Eco® é basicamente uma poliamida com uma formulação de aditivos que conferem a propriedade de biodegradação acelerada. 

Qual seria a diferença na escala temporal de degradação entre a poliamida tradicional, e essa inovação, que ganha a característica de “biodegradável”?
Para os tecidos de poliamida normal, o processo de degradação leva muitos anos, acima de 50 anos, enquanto que os tecidos de Fio Amni Soul Eco® tem este processo muito acelerado, a biodegradação ocorre em alguns anos (em torno de 3 anos), quando descartado em aterros sanitários, bem controlados.

Além de ser descartado corretamente em aterro sanitário, é necessário que existam condições específicas de temperatura e umidade para que um retalho de Amni Soul Eco se biodegrade completamente?
Sim, é necessario que haja uma combinação de condições ideais, que são alta umidade, ausência de oxigênio, e alta concentração de bactérias anaeróbicas metanogências (bactérias que produzem metano como sub-produto da biodegradação), condições normalmente presentes em aterros sanitários.

A degradação do Amni Soul Eco emitirá metano?
De fato, no processo de biodegradação do Amni Soul Eco®  há geração de metano, que é um gas de efeito estufa, porém, em aterros bem controlados o metano é queimado, e não liberado diretamente na atmosfera. Sempre que falamos em biodegradação, haverá geração de gás, de forma inerente. Nesse caso o que muda é ela acontecer em um espaço de tempo menor, em que você pode ter maior controle, em vez de acontecer uma emissão gradativa, na mesma quantia, porém ao longo de 60 anos, aproximadamente. Em aterros mais sustentáveis o metano é utilizado para geração de energia. O Amni Soul Eco®, dessa forma, contribui na solução de tratamento de resíduos domésticos com geração de energia como sub-produto, além de não deixar resíduos plásticos não biodegradados no ambiente no final da vida do aterro, reduzindo significativamente a pegada ambiental do produto têxtil.

Há a possibilidade de que, a vida útil de uso da peça feita com o Amni Soul Eco seja encurtada, por conta de atrito e suor?

Não, o tempo de vida do Amni Soul Eco®  é a mesma de uma poliamida normal. Existem no mercado materiais plásticos ditos “oxo-degradáveis” e “oxo-biodegradáveis”. Tais materiais se deterioram na presença de oxigênio e, portanto, perdem rapidamente as propriedades mecânicas durante seu uso. Amni Soul Eco® não é oxo-degradável ou oxo-biodegradável pois não irá sofrer degradação na simples presença de oxigênio, mas sim, e apenas, quando for exposto à combinação de condições ideais explicada acima. Tais condições só ocorrerão quando o produto for descartado em aterro sanitário. Durante seu uso normal, assim como os materiais naturais biodegradáveis (como papel, algodão, madeira), o tecido feito com Amni Soul Eco® preserva todas as propriedades de desempenho (como resistência mecânica, cor, etc).

A Rhodia apresenta algum avanço em relação à substituição de componentes químicos pesados, como o ácido clorídrico, durante a etapa industrial de produção de suas poliamidas?
O Fio Amni Soul Eco® não possui componentes tóxicos em sua formulação. O produto possui certificação Oekotex®. Os resíduos da sua biodegradação são basicamente compostos orgânicos, da mesma forma que os resíduos de outros materiais naturais biodegradados como papel e algodão. São isentos de metais pesados, e sua não-toxicidade ao ambiente foi comprovada por teste conforme método/norma ASTM E1963 – Standard Guide for Conducting Terrestrial Plant Toxicity Tests.

A Rhodia pesquisa a possibilidade de substituir o componente petroquímico de suas poliamidas por biopolímeros (considerando o aprofundamento previsto na agenda de sustentabilidade do grupo)? Há tecidos de biopolímeros em desenvolvimento?

Sim, a Rhodia pesquisa biopolímeros, mas por razões de confidencialidade, não podemos dar mais detalhes.

**********

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close