Entrevista com Marina Silva sobre moda sustentável + 7 tópicos do seu plano de governo que contribuem com o tema

Nessa reta final das eleições, tive a oportunidade de entrevistar a candidata Marina Silva em um evento perto da Avenida Paulista, e fazer perguntas relacionadas à consciência do vestir, o uso de agrotóxicos nas plantações de algodão, a simbologia dos colares típicos que ela usa, e sua prática de fazer o próprio batom.

Foi demais poder me aproximar da candidata que acompanhei a trajetória como Ministra do Meio Ambiente, e voto para presidente desde 2010! Acredito que a Marina tenha um potencial incrível para ser porta-voz (nacional AND global) da cultura de moda consciente e sustentável do país, e estou super disposta a auxiliar para aproximá-la e conectá-la a esse movimento! Veja o vídeo da entrevista:

Também aproveitei para me aprofundar no plano de governo dela, e de seu vice Eduardo Jorge, e elenquei mais de 30 tópicos que me identifiquei MUITO, entre as cerca de 40 páginas, incluindo abordagens sobre aplicações da agroecologia em universidades e propriedades agrícolas, programas de saúde aliados à alimentação natural e vegetariana,  incentivo ao parto humanizado e mobilidade urbana com base numa matriz energética limpa. Desses tópicos, garimpei os sete que podem beneficiar diretamente a evolução das práticas produtivas no setor de moda. ❤

Mesmo que a Marina e Eduardo não levem a eleição, acho importantíssimo nos envolvermos e contribuirmos para o debate, também para estimularmos que suas diretrizes inspirem setores e profissionais aptos (nós!) a colocá-las em ação. Seguem então os tópicos extraídos do plano, que proporcionariam uma base incrível para a nossa moda melhorar:


Trechos extraídos integralmente, ou com base no plano“Brasil justo, ético, próspero e sustentavel”de Marina Silva e Eduardo Jorge:

1- Aprovação do projeto de lei da “Política de Redução de Agrotóxicos” pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). 

2 – Sistemas de inteligência artificial, como big data e block chain, incorporados pela gestão pública, contribuindo para o combate à corrupção, a desburocratização e o aumento do controle social. Mecanismos de participação e controle social valorizados e fortalecidos com a criação de um “Conselho Nacional de Transparência Ativa”.

3- Incentivo a geração de energia solar, eólica e por biomassa. Descarbonização da economia até 2050. Meta ambiciosa em relação a placas solares com o plano “RenovaBio”, incorporado ao Ministério de Minas e Energia. Petrobrás com foco no investimento em energias renováveis.

4 – Efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e incentivo à redução, reutilização e reciclagem, “com foco em lixo zero”. Estímulo a uma cultura do “senso coletivo de responsabilidade sobre o que é público”.

5- Fortalecimento de “políticas que estimulem uma economia colaborativa e inovadora, a exemplo da economia compartilhada, em que pessoas dividem o uso de produtos e serviços, valorizando a experiência no lugar da posse; da economia solidária, em que atividades de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito são organizadas sob a forma de autogestão, promovendo o desenvolvimento local; da economia criativa, que reúne atividades ligadas ao campo da cultura e do conhecimento, e na qual hoje se destacam as startups, com o uso das novas tecnologias; e da economia circular, uma indústria reversa que transforma resíduos em matéria prima e energia”.

6- Descentralização bancária somada a apoio a bancos comunitários, e a criação de moedas sociais, impulsionando o desenvolvimento de comunidades locais.

7 – “Políticas que promovam o bem-estar dos animais no país, seja os de produção, para consumo humano, de estimação, de trabalho, selvagens ou os de laboratório. Para tanto, é necessário capacitar os profissionais que lidam com as diversas espécies e reforçar a fiscalização para coibir práticas que causam sofrimento dos animais empregados em diferentes atividades produtivas ou em pesquisa.”

✽✽✽✽✽✽✽✽✽✽✽✽✽✽

#elasim #marinapresidente #marina18 #casal18 #eduardojorgevice

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s