AMEI conhecer mais sobre a identidade de marca e forma de trabalho, da iniciativa de upcycling Resgate Fashion. A Resgate foi criada aqui em São Paulo, em 2016, pela designer de moda Natalia Sperchi, junto com a Marcela Castilho, que é formada em negócios da moda.
A Resgate lançou sua primeira coleção de upcycling em maio de 2016, e hoje a equipe conta com quatro pessoas; as duas fundadoras, e os irmãos; Well (modelista) e Tati (costureira).
Aqui em cima você pode ouvir o áudio da minha conversa com a Nat, sobre o brainstorm para escolha do nome da marca, a criação do logo, e a mensagem que vem nas tags.

A Resgate trabalha com quatro principais frentes de criação:
- FEITAS – Peças modeladas do zero com tecidos de reuso do Banco de Tecido ou bancos de retalhos do Brás; denim com algodão de impacto ambiental reduzido da Vicunha, e tecido Cotton Recycle da Texprima, feito de pet + algodão reciclados.A equipe está sempre atenta a novas soluções, e na busca pelo maior nível de sustentabilidade possível.
Saia e shorts jeans “feitos” com denim de menor impacto da Vicunha. Foto: Divulgação Resgate Fashion
- REFEITAS – Peças remodeladas a partir de peças de segunda mão, que são garimpadas em brechós e bazares.Nat explicou que quando a equipe vai garimpar, o foco vai para os tipos de tecidos e o tamanho das peças, que já antecipam muito sobre as possibilidades de encaixe e valor final do produto.As transformações podem ir de customizações com aplicação de silks e novos acabamentos, na gola e punhos de mangas, à alteração total da modelagem.



- VINTAGE – Peças especiais garimpadas em brechós bacanas, que são higienizadas e vendidas em sua forma original.
- COLLAB – Peças com intervenções e customizações exclusivas feitas por artistas conectados à marca.
A Resgate acabou de lançar uma coleção de inverno e as fotos estão lindas, super estilosas! Entre as peças, têm calças e shorts “feitos”, bombers “refeitos” a partir de penhoares, e jaquetas bikers “refeitas” a partir de blazers.

Duas modelagens anteriores foram mantidas no desenvolvimento dessa nova coleção: os tops “Deu Nó” e “Brigitte”, que aparecem nas fotos acima e abaixo (junto das peças originais, que deram origem ao tecido utilizado!). A modelagem do top Brigitte possui muitos recortes, e a equipe diz ter “feito milagre” na hora do encaixe e aproveitamento.
Dois tops Brigitte foram gerados a partir do tecido do blazer abaixo, e para o Deu Nó, gerou-se um top a partir da calça branca, e segundo Nat: “com pouquíssima sobra e adaptações de recortes, pois ele é dublado e exige um estudo de encaixe”.
Antes e depois: top Brgitte.
Antes e depois: top “Deu nó”.
Curtiram conhecer mais sobre a Resgate? As peças podem ser compradas pelo ecommerce e através de contato pelo inbox do Instagram.

Em breve a equipe vai marcar presença em feiras de Sampa e vou amar visitá-la! :*
Té mais!
⌘⌘⌘⌘⌘