Se você é estudante de moda no Brasil (ou em Paris!) e uma professora muito inspiradora mudou sua visão de mundo e influenciou sua trajetória profissional para sempre, a chance dessa pessoa ter sido a Lilyan Berlim, é grande. A carioca começou sua carreira na moda desenvolvendo estamparias e demorou pouco para perceber o impacto humano e ambiental dos tingimentos que aplicava.
Essa inquietação levou ela a cursar um mestrado em Ciências Ambientais, sendo aprovada sob o discurso de que, afinal de contas, “vestimos plantas, pelos de bichos, saliva de lagartas e petróleo”. Nessa sequência, ela marcou presença na primeira edição do Paraty Eco Fashion, em 2011, já integrando a palestra principal do evento.

Dos estudos do mestrado, saiu em 2012 o livro “Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária”, e com o lançamento, tornou-se referência no país quanto aos estudos sobre impactos da indústria de moda, soluções e conceituação.
Hoje ela já é doutora em Ciências Sociais, leciona em universidades do norte ao sul do Brasil, assim como no Museu do Louvre e na ESMOD em Paris, presta consultoria sobre empreendedorismo e novos negócios na moda, é ativista do Fashion Revolution e ainda mantém clientes de sua produção de estampas. Tudo isso, sempre pautada pelo viés ecológico.

Lilyan também fez uma viagem para a Índia, que segundo ela, elevou sua reflexão sobre a moda a um nível mais espiritual: “Todas as pessoas verdadeiras que conheço valorizam a questão do bem comum, da interdependência, da sustentabilidade como um novo paradigma para perceber o mundo e te botar de cabeça para baixo”.
Ouça a nossa conversa – com direito a chuvinha de fundo – e saiba mais sobre essa grande profissional (além de novidades que vêm por aí):