‘Drops’ Roupartilhei: confira a série de entrevistas no Veste Rio

Quem acompanha o Roupartilhei nas redes sociais ficou sabendo que eu participei de alguns dias de programação no evento Veste Rio, que aconteceu na Marina da Glória nessa última semana.

O evento foi realizado pela revista Vogue e o caderno Ela do O Globo, com apoio da Fecomercio, e a programação contou com um ciclo de vinte palestras, uma feira de negócios com mais de cem expositores, um espaço de outlet e uma área de convivência com food trucks.

img_0420
Integrantes da palestra que discutiu moda e sustentabilidade no evento. Foto: Reginaldo Teixeira / Vogue

Alguns temas tratados nas palestras me interessaram bastante, como o provável fim da sazonalidade no calendário de lançamento das coleções (influência da consolidação de um “calendário global” e da flexibilização do que o consumidor quer, mas também – muuito indiretamente – das mudanças climáticas), o movimento sem gênero, o contraponto entre as formas “fast” e “slow” de produção e consumo e a questão da moda com atributos sustentáveis, debatida na palestra “Sustentabilidade – existe moda verde?”, a que mais curti – claro 😀

No segundo dia do evento eu captei material para esse post, que está mais audiovisual do que escrito! Segue abaixo uma apresentação dessa série super legal de vídeos:

A primeira entrevista foi com a editora da Vogue, Daniela Falcão. Ela comentou sobre a coluna EcoEra, presente na revista Vogue há cerca de um ano e que apresenta mensalmente mais de dez produtos de moda, elaborados com algum diferencial em sustentabilidade.

O estilista e diretor criativo Dudu Bertholini integrou a mesa de uma palestra muito alto astral sobre estilo próprio, e que questionava se já nascemos com ele ou podemos construí-lo. O resultado do papo foi inspiração pura!

Aqui na entrevista ele deu sua opinião sobre o movimento da moda sustentável e contou sobre sua experiência no evento beneficente Fashion Truck, que aconteceu no último mês, em São Paulo.

O fundador da Osklen, Oskar Metsavaht, explicou a relação de cooperação entre a marca e o Instituto E – parceria que possibilitou a Osklen figurar como uma das marcas pioneiras da moda com atributos sustentáveis no Brasil.

A diretora do Instituto E, Nina Braga, pôde detalhar um pouco mais sobre perfil dos levantamentos de impacto socioambiental dos materiais utilizados pela Osklen. Os produtos feitos com esses materiais são diferenciados nas lojas Osklen com “tags” onde constam informações sobre suas metodologias de elaboração.

A jornalista, comentarista de moda e apresentadora da Globo News, Maria Prata, contou sobre sua visão a respeito de marcas que adotam processos mais amigáveis com o ambiente e solidários com a sociedade. (A área de convidados do Veste Rio estava muito movimentada nesse momento, mas com um esforcinho dá para ouvir a opinião dela!)

Bem gente, é isso – e…por muita pena não consegui postar o depoimento da jornalista Lilian Pacce! Ficou muito bom e ela comentava sobre a sessão Recicle-se do site dela, mas a bateria da minha câmera terminou antes que eu conseguisse salvá-lo direitinho…☢

Gostaria de agradecer MUITO aos profissionais que me concederam essas pequenas entrevistas e desejar mais sorte e sucesso para suas carreiras incríveis. Estaremos acompanhando!

✩✩✩✩

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s