7 exemplos de Iris Apfel – a musa nonagenária do Netflix

Vi nesse final de semana o documentário Iris (2014), dirigido por Albert Maysles, e vivi o real significado da palavra inspiração ao conhecer  a apaixonável protagonista Iris Apfel.

Iris é uma americana de 93 anos que bombou globalmente como ícone fashion no final de 2015, após seu documentário rodar cinemas dos EUA, e o Netflix incluir o doc. em sua programação.

IRIS-6
Iris abalando em algum mercado pelo mundo. Foto: Arquivo pessoal Iris Apfel

Ela foi por muitos anos uma importadora de tecidos, roupas e peças de decoração e viajou o mundo com seu marido, Carl, pela empresa deles, a Old World Weavers. Ela acumulou um acervo precioso e eles chegaram a ter clientes de decoração como a Casa Branca.

A repercussão de Iris não se deu apenas pelo seu estilo extravagante – que pode até passar uma impressão excêntrica demais à primeira vista – mas especialmente por sua personalidade.

4e37cfaa-3606-11e5-_949112b
Iris usando um de seus milhares de figurinos. Foto: Divulgação The Times

Dotada de uma incrível lucidez, ela surpreende por sua atitude bem resolvida e seu humor satírico, que produz tiradas como: – “Iris, você está bem? Claro que sim, estou na vertical.” rs.
O documentário conta com a presença de Carl, seu marido por 68 anos, que faleceu com 100 anos em 2015. Haja vitalidade nesse casal, gente! A sintonia entre ambos é uma coisa fofa, e sim, eu chorei no filme em diversas partes.

26tmag-apfel-slide-XTK6-jumbo
Iris e Carl. Foto: Bruce Weber

Para transmitir melhor a luz que essa mulher idosa & maravilhosa nos passa, fiz uma lista de pensamentos e hábitos dela, que deveríamos carregar para a nossa vida como exemplos. Seguem eles:

1❃ Quem relega todo o seu valor à sua beleza física, “some” quando atinge uma idade avançada. Busque sempre novas informações e aprenda para tornar-se interessante, sempre. Foi o que Iris, que nunca se considerou bonita e não esquentou a cabeça com isso, fez.

2❃ Ter um estilo marcante é consolidar uma visão de mundo própria. Quando nos dedicamos a esse processo de busca e estudo, e exercitamos a nossa visão crítica, começamos a enxergar por conta própria. Daí a escolha das peças e marcas que usaremos vai refletir isso, e nos agregar  muito mais valor.

3❃ Quando fizer turismo, entenda a cultura tradicional local e compre peças ou acessórios que possibilitem carregar essa cultura com você. Além de Iris ter uma noção muito interessante de composição de cores e sobreposições, ela é campeã das statement pieces– como a veste chinesa de tecido fino que ela veste no doc. ou suas pratarias típicas do Nepal. O look ganha vida e relevância com peças assim.

b4e62f9e8015b8fd072eabba201f4d32
Foto: Arquivo pessoal Iris Apfel

4❃ Exercite dois talentos em sua vida: o bom humor e a curiosidade. Iris acredita que essas são as duas qualidades que mais valem em uma pessoa.  Ela mesma se intitula como uma “estrela geriátrica” e mostra a inteligente capacidade de não se levar tão a sério. A curiosidade que ela diz, pode ser traduzida em interesse pela vida. Caso estiver mais para baixo, lembre do conselho de Miss Apfel: “As cores podem ressuscitar os mortos”.

5❃ Cultive o hábito de organizar seus acessórios para tirar maior proveito deles. É visível que Iris possui uma lógica de organização em seu imenso acervo. Dê uma “geral” nos seus acessórios, se não faz isso há um tempo, e escolha um novo padrão para guardá-los. Isso te ajudará a lembrar de todas as peças e otimizar seu uso.

6❃ Nada como cultivar um parceiro para toda a vida. Sim, eu disse”cultivar”. O doc. nos mostra como Iris ouvia a opinião de Carl durante as tomadas de decisão, e havia sempre uma sintonia de cuidado entre eles. Mesmo Iris sendo um destaque full time, em poucos takes é possível ver a atitude de amor incondicional de Carl, e seu bom humor, afiado num estilo parecido com o de Iris. Ela comenta no filme que eles não tiveram filhos por opção do casal. Segundo ela, “não se pode ter tudo na vida”. Imaginem assumir essa postura há décadas atrás e ainda ser uma profissional bem-sucedida. Lacrou, né?

7❃ Não esqueça de pechinchar. A experiência de Iris em grandes mercados artesanais do mundo fez ela se tornar a rainha da pechincha! A pechincha pode tornar a compra em feiras e mercados um ótimo negócio, mas sempre é bom ter cuidado para não passar do limite ou desrespeitar o vendedor.

87b222d1156a62d1a93ab4d76a3e840a
Iris em campanha da estilista Kate Spade, em 2015. Foto: Emma Summerton

Bem, para terminar, só um un pasant da vida de Iris em 2016: ela acabou de viver a semana de moda mais requisitada da vida dela em Paris, sendo convidada para ensaios fotográficos, desfiles e eventos sociais. Além das colaborações sequenciais com museus e marcas de moda, ela lançou uma linha de braceletes inteligentes junto à empresa Wise Ear.

Incrível né? E olha o meu humilde tributo fashion à ela! Salve Iris!

PicsArt_04-04-07.33.13
Foto: Arquivo Roupartilhei

♒♒♒☺♒♒♒

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s