♼ De restos fez-se o hype

A Zerezes é uma marca carioca especialista em produzir óculos com design cool – no melhor estilo “praia e festival” – e materiais reutilizados ou de origem certificada, entre os quais a madeira é a estrela principal. Visitei recentemente a nova loja deles em São Paulo – onde dividem espaço com a Insecta Shoes –  e conversei com o Hugo Galindo, um dos sócios, sobre a pegada criativa deles. Ouça nossa conversa no áudio abaixo:

Eles atualmente trabalham com três tipos de materiais, para a elaboração da tiragem média de 400 óculos por mês:

1) Madeira certificada; que são lâminas documentadas pelo Ibama com o selo DOF – Documento de Origem Florestal, sinal de que não são retiradas de florestas protegidas;

2) Madeiras “redescobertas”, que são pedaços de madeiras nobres abandonados em logradouros públicos, caçambas de depósitos, etc.;

3) Acetatos, que são o material comum dos óculos made in china que vemos por aí, mas a Zerezes  reutiliza chapas residuais encontradas em fábricas desativadas, trabalha o material com a ginga do design deles e inclui lentes com proteção UV, coisa que nossos amigos camelôs nem sempre podem nos garantir, né.

Fotos Zerezes
Eu com os sócios Hugo Galindo e Luis Eduardo Rocha e o gerente de vendas, Caio Luz, na loja de Pinheiros. Foto: Arquivo Roupartilhei

Para o resgate e processamento desses materiais, eles contam com uma rede de colaboradores que têm sua história contada na série “Feito por pessoas”, divulgada por meio de posts no blog deles. Bem fofo, vale dar uma olhada.

Falando em pessoas, o escritório inicial deles – lá em 2012 – ficava no Goma, no Centro do Rio, espaço colaborativo onde justamente o viés relacional entre as startups incubadas, é valorizado.

Zerezes eu e Be
Eu e meu amigo Bê naquele processo clássico da prova de óculos no espelho. Foto: Arquivo Roupartilhei

Tanta relação já rendeu a eles o desenvolvimento de peças especiais para um desfile da Salinas e uma ação promocional em parceria com os sucos Do Bem, entre outras parcerias.

Os modelos custam entre R$390 a R$490, e no site deles é possível dar uma espiada. Ah, e ainda tem um bônus, gente: o “chorinho” da produção dos óculos em madeira dá origem à série “Restus”.

restus
Serragem que será trabalhada junto a uma resina vegetal para virar o composto da série Restus. Foto: Divulgação Zerezes
zerezes_post_restus
Modelo da série Restus. Foto: Divulgação Zerezes

Show, né?
⚡⚡⚡☻⚡⚡⚡

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Bernardo Mota disse:

    AMEI!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s